Partilhar Lisboa

Fevereiro 13 2007
Quando navegamos na internet encontramos verdadeiras pérolas de "conhecimento" ... hoje enquanto procurava uma noticia sobre um pseudo "boing A310" (verdadeiro caso para afirmar: cada tiro cada melro) que tinha caído em Moscovo (pelo menos acertaram na cidade) encontrei no site do jornal "sol" este, digamos, artigo ... deliciem-se...
"Como disfarçar um arroto?
Há dias escapou-me um arroto, num jantar, e apressei-me a dizer ‘com licença’ e ‘perdão’. Senti à minha volta um silêncio crítico. O que se deve fazer?
Tomás Caiado
A reacção crítica dos seus companheiros de jantar não se deveu ao arroto – que, não sendo provocado, é muitas vezes impossível de conter –, mas aos seus ‘com licença’ (alguns abreviam para ‘cença’, como se fosse mais elegante) e ‘perdão’.
Não há nada mais piroso do que andar por aí a atirar essas palavras. Um ‘dá-me licença’, num aperto do metro, para sair numa estação, admite-se. O ‘perdão’ associa-se à penitência e ao arrependimento religiosos. Em linguagem social usa-se ‘desculpe’.
Mas, apesar de lhe oferecer esta inesperada e útil lição, sei que o problema que o leitor tem em mente é outro. Evidentemente que não se deve andar por aí a arrotar.
Agora o problema é se o arroto escapa, como lhe aconteceu a si. O ideal é almofadar o ruído – e o cheiro, porque os há nauseabundos –, com o guardanapo, um lenço ou a própria mão. E disfarçá-lo com discrição, em vez de o enfatizar com ‘com licenças’.
A avó de uma prima minha, que sofria de incontrolável aerofagia – que lhe saía, sonora, nas alturas mais embaraçosas, como na missa ou à mesa –, usava um estratagema: por cima do arroto, atirava um tossicar forçado, e desabafava para o lado, baixinho: «Maldita tosse». Não enganava ninguém, mas era um estratagema divertido e uma saída airosa.
Envie as suas dúvidas para:
assuncao.cabral@sol.pt"
 
Tirado do jornal Sol
Partilhado por AnaD às 23:50

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Lisboa é a minha cidade, é quem sou e condiciona o que penso e o que sinto, por isso ao partilhar Lisboa, partilho angústias e alegrias, revoltas e compreensão ... no fundo é um local de partilha de sentimentos!
mais sobre mim
Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


24



pesquisar
 
comentários recentes
Achei este artigo muito interessante tri legal (ht...
Bom diaAcordei bem disposto e também me apetece p ...
ahahah
http://muitaviagem.com.br/reveillon-2016-ano-novo-...
É nuito bonito voçes me fizeram mais feliz
Que aspecto delicioso! Adoro! Bjs bom fim de sema...
Olá Ana! Recebi o teu postal, através do PPC, ador...
Grande Webber, sem capacete! Vou ter saudades dest...
Pois, não foi ontem.Acho mesmo que será o melhor ...
Será já amanhã? Já tem a Pole...A ver vamos, boa s...
Li este post já tem um tempão, mas sinto o mesmo q...
blogs SAPO
RSS