Partilhar Lisboa

Janeiro 15 2007
Não fui grande fã deste concurso da RTP, mas assisti ontem à definição dos 10 mais, aqueles que vão agora a votação para eleger o melhor português, curiosamente nenhum dos 10 está vivo...
  • D. Afonso Henriques
  • Álvaro Cunhal
  • Aristides Sousa Mendes
  • Salazar
  • Fernando Pessoa
  • Infante D. Henrique
  • D. João II
  • Camões
  • Marquês de Pombal
  • Vasco da Gama
Fiquei surpreendentemente orgulhosa por nos "10 mais" desta votação, encontrar-se um homem que muitos desconhecem, felizmente menos do que eu pensava, alguém que numa época tão difícil, fez uma opção, ajudar os outros prejudicando-se a si. Foi uma pena que mesmo depois do fim da ditadura tenhamos demorado tanto tempo a reconhecer o nome do herói português Aristides Sousa Mendes.
Partilhado por AnaD às 21:40

É para rir, esta votação.
Para rir.
Enfim, não perdi tempo com o concurso. Já se estava à espera do desenlace.
Xá-das-5 a 16 de Janeiro de 2007 às 05:32

Qualquer votação deste genero será sempre injusta e geradora de momentos caricatos ... mas se eu tivesse intenção de votar ... votaria no aristides ... muito embora tenha um grande carinho pelo Infante D. Henrique...
AnaD a 17 de Janeiro de 2007 às 00:06

Bom pra mim o mais curioso foi o rapazito que nao conheço de lado nenhum axo que era helio o nome dele que pelo que me apercebi fez umas telenove las ou coisa parecida
nuno a 16 de Janeiro de 2007 às 10:02

O Helio é famoso por ser primo do João ... Pestana!
AnaD a 17 de Janeiro de 2007 às 00:07

e quem é o joão pestana?????
Nuno a 17 de Janeiro de 2007 às 12:09

É um gajo que por acaso tá agora a chegar cá a casa
AnaD a 18 de Janeiro de 2007 às 00:02

Pois isso ja parece mais nome de hotel.....
Nuno a 18 de Janeiro de 2007 às 16:19

ontem, por acaso uma das minhas colegas daqui, falou-me neste concurso e disse-me os 10 melhores, e achei piada, por todos eles já não estarem vivos ! mas pelo menos estes fizeram alguma coisa por Portugal. Agora não percebo a escolha de um actor q entrou na novela Morangos com Açucar , afinal o que é q esse fez ??? estes concursos, deixam me sempre a pensar !!! e não vi ... mas pelo q me contam, acho que foi uma autêntica palhaçada ...
AB a 16 de Janeiro de 2007 às 12:41

Então entrar nos morangos sem acuçar não é um feito nacional???? Mas atenção eu vejo os morangos sem açucar!!
AnaD a 17 de Janeiro de 2007 às 00:08

1 - Tenho de concordar com o Xá e... depois da votação nem mesmo com torradas, para a dor de barriga de tanto rir vai ajudar!
2 - Há gente portuguesa (VIVA) bem mais válida do que fundadores que bateram na mãe, ditadores que criaram a PIDE entre outros...
3 - Desculpa lá o maú-feitio mas este assunto deixa-me assim pró mal-disposta...
Me Hate a 16 de Janeiro de 2007 às 17:04

Confesso que a mim chateia-me um bocado a falat de mulheres na votação ... mas mais vale não estar lá nenhuma do que estar lá a amalia "Obrigado ... obrigado"
AnaD a 17 de Janeiro de 2007 às 00:09

Sim, estou a pensar em algumas...
E pasmem-se: algumas ainda estão vivas, há em todas as áreas e a listaé maior do a dOs portuguese...

Guiomar Vilhena
D. Maria I
Marquesa de Alorna
Luísa Todi
A Ferreirinha
Amélia Cardia
Palmira Bastos
Maria Montessori
Irene Lisboa
Elvira Velez
Maria Lamas
Helena Roque Gameiro
Amélia Rey Colaço
M. Fernanda Castro
Emília Roque Gameiro
Elina Guimarães
Maria Keil
M. Helena Vieira da Silva
M. Agustina Bessa-Luís...
Me Hate a 17 de Janeiro de 2007 às 17:14

Pelo menos algumas dessas estão na lista do 100 mais ... e falta aí na tua listinha uma pequena grande mulher ... Rosa Mota!!
AnaD a 18 de Janeiro de 2007 às 00:03

Pois... não a consegui apanhar!!!!
Me Hate a 18 de Janeiro de 2007 às 13:31

Concordo com o que disse o Nuno sobre o "rapaz-actor", que não conheço, mas que como foi dito no programa, deve ter muitas fans que gostam de mandar SMSs...

Acho que ele não deveria estar na lista, mas gostei de ver lá o nome do Sobrinho Simões. Avho que esse sim, devia estar na lista.
Sergio Alex a 16 de Janeiro de 2007 às 17:31

Basicamente ele tem muitas fans que sabem mandar sms's ...

Mas o busilis da questão neste meu post não é o helio mas sim o aristides e desse não vos ocorre dizer nada???
AnaD a 17 de Janeiro de 2007 às 00:11

ok pro Aristides, alguém que se sacrificou profissionalmente e pessoalmente pra tirar das garras nazis alguns judeus, o salvar de uma vida humana nao tem preço, mas claro que ele sozinho também não pode salvar toda a gente a quem passou visto porque mais tarde acabaram por terem problemas na obtenção de vistos de passagem por Espanha , enfim fica de salientar que alguém teve a coragem de ir contra o sistema e ordens directas pra seguir a sua consciencia , sem duvida um exemplo!`Mas sera isso um exemplo????? neste caso sim mas n ' outros casos não sei se poderemos deixar na consciência de cada um a responsabilidade da toma de decisões .
Nuno a 17 de Janeiro de 2007 às 12:17

Como saberás de outro fórum, detesto listas de 10 mais com esta amplitude. Não acho possível comparar e ordenar intervenientes de épocas tão distintas e áreas de actividade tão díspares.
Seja como for, a minha preferência iria sempre para homens de ciência (Pedro Nunes, Egas Moniz ou Infante D.Henrique, que não sendo cientista foi seu patrono) ou das artes (Camoões e Pessoa estão bem a representar-nos). Um Grande Português é para mim alguém que vai para além deste cantinho. É tb um gde cidadão da Humanidade. qq um destes que citei se inclui nesta categoria.

Acredito que tb Aristides Sousa Mendes está no grupo dos que influenciaram toda humanidade. O meu respeito vai todo para pessoas que põem o bem estar comum mto acima do seu próprio, que chegam a sacrificar de forma irreversível, como foi o seu caso. De qq forma, não acredito que haja lugar para ele na história. Qtos portugueses não terão feito o mesmo, à sua pequena escala, durante a inquisição, cujos nomes não sobreviveram ao passar do tempo.

O que considero não fazer qq sentido é a nomeação de Cunhal. Conto-me entre os que não simpatizando com as ideologias que defendia, o respeitam e reconhecem o seu contributo para a história recente. No entanto, não fez mais do que ajudar a ultrapassar um período de abusos ditatoriais, mto limitado na nossa grande história. Mesmo nisso, não se distancia mto de tantos outros resistentes que por convicção ou necessidade de afirmação pessoal, foram paulatinamente corroendo as bases da ditadura. O seu nome dificilmente perdurará na nossa história e certamente não marcou a da humanidade.
Cágado1 a 17 de Janeiro de 2007 às 05:46

Epá eu achei muito estranho foi não teres colocado de surra o Senna lá no meio
AnaD a 18 de Janeiro de 2007 às 00:04

O Senna ? Porquê eu ? Nunca o endeusei.
Os brasileiros de que realmente fui fã foram o Pace, o Alex Dias Ribeiro, o Chico Serra e o Piquet (até ao Canadá 80). Mas nenhum atingiu tão gde aura. O Piquet até podia entrar, pois tem o portuguesissimo nome Soutomaior.
Cágado1 a 18 de Janeiro de 2007 às 18:25

Era só uma laracha ... como sempre que há ma votação qualquer lá vem o nome do homem à baila ...
AnaD a 18 de Janeiro de 2007 às 21:00

o meu voto e para o D. Afonso Henriques.
António Fernandes Pinheiro a 3 de Fevereiro de 2007 às 14:15

Lisboa é a minha cidade, é quem sou e condiciona o que penso e o que sinto, por isso ao partilhar Lisboa, partilho angústias e alegrias, revoltas e compreensão ... no fundo é um local de partilha de sentimentos!
mais sobre mim
Janeiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
20

26

28


pesquisar
 
comentários recentes
Bom diaAcordei bem disposto e também me apetece p ...
ahahah
http://muitaviagem.com.br/reveillon-2016-ano-novo-...
É nuito bonito voçes me fizeram mais feliz
Que aspecto delicioso! Adoro! Bjs bom fim de sema...
Olá Ana! Recebi o teu postal, através do PPC, ador...
Grande Webber, sem capacete! Vou ter saudades dest...
Pois, não foi ontem.Acho mesmo que será o melhor ...
Será já amanhã? Já tem a Pole...A ver vamos, boa s...
Li este post já tem um tempão, mas sinto o mesmo q...
Talvez depois do Seb ser campeão (como se fosse po...
blogs SAPO
RSS