Partilhar Lisboa

Dezembro 30 2006
2006 foi efectivamente um ano terrível para os ditadores deste nosso planeta … hoje o Saddam foi prós anjinhos … o Pinochet bateu a ultima continência há umas semanas atrás … o Fidel está com os pés para cova … e o Bush perdeu a eleições intermédias.
 
Resta-nos ainda cheios de energia o Hugo Chavez que quer transformar a sua presidência num cargo vitalício e hereditário, para  fomentar a democracia … o Kim Jong-II, que anda entretido a enriquecer o plutónio e a empobrecer um povo que por si só já é pobre … há ainda o Mahmoud Ahmadinejad a tentar de todas as formas que o Bush caia no erro de invadir o Irão … O Putin a envenenar os ex-espiões … e não podemos esquecer todos os aspirantes a ditadores que promovem genocídios e guerras civis pelo continente africano …
 
Pensando melhor, se calhar o ano de 2007 precisa de ser bem pior para os ditadores do mundo!
Partilhado por AnaD às 18:24

Bom seria se todos os males do mundo terminassem com a morte de Saddam!

Evidentemente que não verto uma lágrima com o desaparecimento de um torcionário, de um ditador impiedoso e sanguinário como ele!

A questão é que esta morte, vem colocar a nu a questão central dos dois pesos e duas medidas que a comunidade internacional adopta perante situações similares, sobretudo no que respeita a crimes de guerra e que a descridibiliza fortemente aos olhos do mundo!

Por um lado (por questões de estratégia e interesse político, entenda-se), faz-se apelo a Tribunal Penal Internacional (lembro-me de Milosevic, outro tirano inominável), mas quando não interessa invoca-se a soberania e não ingerência nos assuntos internos de determinado Estado (neste caso foi o Iraque), assobia-se para o ar, e deixa-se a "justiça" (se é que ela alguma vez existe em países onde não vigoram estados de direito democráticos) seguir o seu livre curso (e sabemos como o sistema judiciário do Iraque deve funcionar...) e lava-se "pilatiamente" as mãos do assunto.

Nem o Iraque nem o resto do mundo vão ficar melhor depois desta morte, sobretudo da "publicitação" e "mediatização" que estiveram por detrás dela.

Exibir a cabeça de Saddam (literalmente), como um troféu de caça, é um acto vexatório para muitos muçulmanos, mesmo até aqueles que não se reviam nas práticas deploráveis do Saddam.

O passo seguinte, ainda mais perigoso por ser uma total subversão da história, será a "canonização" do ex-ditador Iraquiano, que irá ser elevado a mártir e herói!

Espero estar enganado, mas vão-se acirrar ainda mais os ancestrais ódios entre Xiitas e Sunitas, e o Iraque irá continuar a ser o atoleiro que todos sabemos, com a multiplicação do sofrimento e miséria no grosso da população.

Além do mais, por uma questão de princípio, sendo eu um assumido e visceral defensor da abolição da pena de morte onde ela esteja instituída, não regozijei especialmente com a do Saddam, ainda para mais com um enquadramento verdadeiramente medieval que lhe esteve adjacente, que seria suposto já não existir em pleno século XXI!...

Não seria melhor ter apodrecido na cadeia?...
Juxpot a 2 de Janeiro de 2007 às 22:17

Também sou contra a pena de morte, e infelizmente também penso que esta morte vai ter consequencias bem mais graves que as "previstas", pessoalmente parece-me que criaram um mito ... claro que não vou ter saudades nenhumas do Saddam, mas seria mesmo indispensavel que houvesse um peso e uma medida, porque enquantos uns são julgados e condenados às três pancadas outros morrem de velhice sem nunca serem julgados ...
AnaD a 2 de Janeiro de 2007 às 23:09

Lisboa é a minha cidade, é quem sou e condiciona o que penso e o que sinto, por isso ao partilhar Lisboa, partilho angústias e alegrias, revoltas e compreensão ... no fundo é um local de partilha de sentimentos!
mais sobre mim
Dezembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9






pesquisar
 
comentários recentes
Bom diaAcordei bem disposto e também me apetece p ...
ahahah
http://muitaviagem.com.br/reveillon-2016-ano-novo-...
É nuito bonito voçes me fizeram mais feliz
Que aspecto delicioso! Adoro! Bjs bom fim de sema...
Olá Ana! Recebi o teu postal, através do PPC, ador...
Grande Webber, sem capacete! Vou ter saudades dest...
Pois, não foi ontem.Acho mesmo que será o melhor ...
Será já amanhã? Já tem a Pole...A ver vamos, boa s...
Li este post já tem um tempão, mas sinto o mesmo q...
Talvez depois do Seb ser campeão (como se fosse po...
blogs SAPO
RSS