Adoro esta fotografia, nem sei bem porquê ... mas gosto do enquadramento ... gosto das cores ... e gosto das boas recordações da viagem a Praga, uma cidade lindissima com uma companhia fantástica!
Bela cidade Praga. Com história, vida, cultura, gente atenciosa. Gostei. Se conheces Praga, é fácil imaginares como é Varsóvia. Varsóvia é td ela igual à tarde soviética de Praga, ie ao caminho entre o aeroporto de Praga e a cidade. Depois falta-lhe a parte histórica e interessante. Por aí ficas com uma ideia da 'beleza' que é Varsóvia.
Só não concordo com a parte do"gente atenciosa" ... foi o povomais antipático que conheci, fugiam dos turistas como o diabo da cruz, pedir indicações era um martirio... cada vez que falavamos com alguém simpatico e prestavel descobriamos que eram bulgaros ou hungaros ... aliás certa noite fomos jantar a um restaurante "trendy" (isto é só para me armar em importante) e fomos atendidospor um Checo super simpático e até brincamos que encontrá-mos "O" checo simpatico, ele próprio reconhecia que o seu povo não primava pela simpatia.
Eh pá, que estranha essa disparidade na avaliação do comportamento dos Checos. Com excepção de uma guia no tour de autocarro, fui sempre mto bem atendido: no hotel; nos restaurantes; nas lojas; nos concertos... só se foi por ter sido na época natalícia e estavam tds embuídos do espírito da época. Um dos ptos que mais me chamou a atenção, foi o nº brutal que falavam castellano e tb btes que arranhavam português. Não é de td comum.
Devia mesmo ser da epoca natalicia ... até no posto de turismo não conseguimos ver um sorriso. Engraçado foi numa loja de marionetas onde entramos em que fomos recebidos por uma senhora super educada que falava bem inglês toda sorrisos, muito solicita em nos ensinar a arte das marionetas, e que a meio da conversa quando dissemos que afinal havia checos simpaticos ela respondeu com um sorriso enorme: "mas eu sou bulgara" ... houve mais casos assim, por isso assumo que os sorridentes com que nos cruzámos seriam estrangeiros...
Português não me lembro de ver nenhum falar (em Vienna sim encontrámos um bulgaro que viveu em angola e falava bastante bem o português) mas espanhol alguns arranhavam ... e arranhar é mesmo a plavra, claro que eu nem "obrigado" em checo consegui arranhar ... ó lingua de cão, o que é que eles têem contra as vogais???
Uma achega, eu fiquei em "Mala Strana" que para além de ser o unico bairro com um nome pronunciavel, é absolutamente lindissimo, com predios e lojinhas fantasticas, fica do lado do castelo, com um parque mesmo em frente, todos os dias iamos a pé atravessando a ponte carlos para o centro da cidade. O hotel Kampa (3*) onde ficámos era fantastico todo decorado com motivos medievais. ainda hei-de colocar aqui um "relatorio de viagem"
Lisboa é a minha cidade, é quem sou e condiciona o que penso e o que sinto, por isso ao partilhar Lisboa, partilho angústias e alegrias, revoltas e compreensão ... no fundo é um local de partilha de sentimentos!