Este é um pequeno livro, que de uma forma simples e honesta nos mostra que todos somos mais do que aparentamos, que a ideia que fazemos de uma pessoa é simplesmente um ponto de vista.
Titulo - Em nome da mágoa e da esperança
Autor - Noa Ben Artzi-Pelossof
Sobre o Livro - No dia 6 de Novembro de 1995, durante o enterro de Itzhak Rabin, uma jovem, a sua neta Noa, emocionava o mundo inteiro: retendo a custo as lágrimas, ela transmitia em palavras simples a dimensão humana da tragédia política que ocorrera com o atentado mortal de dois dias antes: “Avô, tu eras e continuas a ser o nosso herói. Quero que saibas que todas as vezes que fiz alguma coisa, tive a tua imagem diante de mim...”
Neta de um combatente e de um homem de Estado, Noa julgava-se protegida: “Nada me acontecerá, Noa, prometo-te.” Foi a única promessa que o avô não cumpriu...
No presente livro, ela evoca esse homem excepcional no seu ambiente familiar. Mas não só: este depoimento emocionante, simples e pessoal, é também um grito de esperança, no qual Noa prolonga a mensagem do avô: apesar do sangue derramado, é preciso lutar para que a paz possa florescer no coração de cada homem.
Nota Pessoal - O prólogo deste livro retrata o enterro de Itzhak Rabin, as palavras da sua neta Noa emocionaram-me nesse dia em directo no frio da televisão, como me continuam a emocionar hoje no calor deste livro. Foi a partir deste livro que passei a olha para todos os politicos e figuras publicas com outros olhos, por trás da imagem que nos passam existe uma pessoa com uma vida, uma familia, fragilidades e inseguranças. Deste livro gostaria que tomassem atenção à cena do cobertor eléctrico, pessoalmente acho que é brutalmente e inocentemente enternecedor.