Como vos disse num outro post, durante a minha ausencia no blog dei um pulinho ao "nuorte" - cada vez gosto mais daquela terra, sempre fui uma Lisboeta atípica pois sempre achei o Porto é uma cidade lindissima e os Portuenses um povo muito acolhedor (pena tantos serem portistas também) ... e qualquer dia passo-me da marmita e mudo-me lá para cima... mas adiante - para assistir à 24h de Gaia em karting, prova onde participavam para além do meu mestre, vários amigos do ASChallenge. Fui em missão secreta e foi uma surpresa quando apareci por lá. Se desportivamente a prova teve alguns problemas, isso foi largamente compensado com o ambiente de camaradagem que estes rapazes incutem sempre que estão juntos... É um prazer conviver com vocês.
Mais uma vez vou reciclar um texto que coloquei no forum AS, podem aqui ou se quiserem saber a opinião de outros basta seguir aqui o link para o post.
Diário de uma Pit Babe improvisada
Nas últimas semanas vi os meus planos de ir assistir às 24 horas de Gaia a serem cancelados, fiquei tristíssima. São os meus “meninos” em pista, eu queria lá estar para dar apoio. Depois a semana passada as coisas compuseram-se e decidi quase em cima da hora ir até lá cima.
Em missão secreta, recrutei uma assistente, e no sábado ainda na capital sondei um dos “meninos” para saber o ambiente, sempre em missão secreta obtive informações vitais, a qualificação seria das 12h às 13h30 e a partida às 17h00, estava de chuva e algum frio, a moral estava em alta, e as horas de sono em baixa. Depois de uma pequena contra-informação em que passei a mensagem que iria tentar ligar mais tarde para conseguir saber das posições na grelha, rumei a Sta. Apolónia para embarcar no inter-cidades das 11h30, (eu gosto muito dos meus “meninos” mas gosto mais da minha cama) não ia chegar a tempo da qualificação mas paciência. Viagem tranquila sem incidentes – eu devia ter desconfiado, quando a esmola é muita o cego desconfia.
Felizmente sou uma mulher, de uma edição especial, que tem um up-grade bem jeitoso: o GPS. Quando o tempo é curto não dava jeito ir parar a Matosinhos ou algo pior. E cada vez mais gosto daquele 15E que eles lá em cima insistem chamar de metro.
Não foi o mais genial dos meus planos, afinal estavam lá muitas dezenas de pilotos, por muito bem que eu consiga identificar os capacetes, o meu metro e meio de altura mal medido não ajuda. Ora bolas, pensei para com os meus botões, se calhar esta ideia brilhante de vir completamente de surpresa não foi a mais brilhante das minhas ideias brilhantes… Mal terminei este pensamento altamente confuso (…e brilhante) reconheci o grande CS… grande surpresa a dele quando me viu ali, trocamos dois dedos de conversa, e foi quando percebi que ainda cheguei a tempo de ver a qualificação. Claro, afinal isto é Portugal, desde quando é que as coisas começam a horas, vi mais uns quantos foristas cá da casa, e com as indicações do CS lá parti em busca do paddock … e olhem que não era fácil, havia uma passagem pedonal por cima da pista feita com andaimes, mas com uns degraus manhosos que não ajudam quem é descoordenado. Lá em cima e ignorando completamente o segurança que afirmava que não podia parar vi logo o Webber em pista… pronto não era o Mark mas era o nosso SpeedyMarco e os capacetes até são parecidos.
Quando estou na árdua tarefa de descer aquelas escadas demoníacas tentei acenar ao Velho e ao Downforce, mas convenhamos que espalhar-me das escadas abaixo não era muito apelativo, felizmente alguém atrás de mim (acho que foi o Warlord, obrigada, foi porreiro, pá) gritou por eles. Eu gosto muito dos “meninos” mas foi o Mestre Kurweiro que me falou a primeira vez das 24horas, foi dele que aturei o entusiasmo do convite para participar e o desalento quando a presença esteve incerta, e foi também quem mais gostei de surpreender com a minha presença. E se ele ficou surpreendido!
De caminho até ao paddock senti-me uma Ecclestone de trazer por casa, não por ser baixa e rica, mas porque me fartei de ver caras conhecidas, os ASChallengers nasciam como cogumelos. Um dos mais engraçados foi o Tintin, estava a entrar para a pista quando eu cheguei, quando chegou ao paddock estava com ar de puto em manhã de natal, com um sorriso de orelha a orelha. O ambiente era excelente entre as duas equipas que contavam com os ASChallengers nas suas fileiras. Até o MoonProst que já tinha tido um encontro imediato com o passeio estava com o espírito em alta.
O Downforce levou-me a dar uma volta à pista, acabamos por encontrar o Velho e o CS de volta do kart e o Downforce teve de me deixar para levar o kart, ora eu sou rapariga com GPS como disse mas, volta e meia ele faz reboot, segui em frente em caminho da box até que encontrei uma barreira, tentei atravessar a pista, mas claro que o comissário tinha que embirrar comigo e não com as outras duas ou três pessoas que conseguiram passar para o outro lado, ora tive de voltar atrás e ir dá uma volta do camandro, e voltar atravessar a ponte pedonal que na altura tinha bicha. Se a partida não tivesse atrasado uma hora eu teria perdido a largada sem dúvida.
Mas cheguei e isso é que interessa, e vi ali a partida, com o grande Cavallino é sempre um prazer enorme ouvir as suas histórias. O primeiro turno foi assegurado pelo Velho, e quero abrir aqui um parêntesis para salientar que se algum dia resolver sentar-me num kart, quero um workshop com ele.
Eu sou uma leiga nestas coisas, mas a organização tem muitos pontos a melhorar numa segunda edição, o tempo não estava grande coisa e a pista molhada, mas as primeiras voltas foram dominadas pelo pace-kart, ora para o público isso tira grande parte da piada, e para os pilotos também, e claramente nem todos sabiam para que serve uma bandeira amarela, nem como a utilizar. Portanto deixo um conselho à organização para que veja bem onde errou e onde deve melhorar. Deixo os aspectos técnicos para quem sabe, mas até eu vejo que numa prova como esta, a existência de karts de substituição é fundamental e elementar. Estou certa que nos comentários irão surgir episódios caricatos, engraçados e surreais, contados por quem viveu na primeira pessoa.
Ora voltando às minhas aventuras por Gaia, eu tinha recrutado uma assistente pelo que tive de ir buscar a F1Girl e tratar de coisas tão prosaicas como fazer check-in e jantar, mas voltamos e estivemos no paddock à conversa com estes rapazes que gostam muito de sentar o rabo no kart, e cronometrar tempos e mostrar placas mas que também adoram uma bela converseta e divertir-se… e alguns gostaram especialmente do gabinete de massagens.
Estivemos no muro a ver passar os karts ora em acesas lutas ora em filinha indiana atrás do pirilampo mágic… do pace-kart digo. Torcemos pelas duas equipas. E fartamo-nos de rir com uns elementos de uma equipa adversária que estavam para lá de Bagdad de passados com as comissárias e as bandeiras amarelas, especialmente a rapariga, estava com uma vontadinha de ir enfiar a bandeira num sitio onde o sol não brilha… e abaná-la. Só faltou gritar: "u vas tomber Zé Manel… tu vas tomber!"
O frio e o cansaço acabou por levar a melhor sobre as duas pit-babes, e recolhemos aos nossos aposentos, (deixando a speedykart num fabuloso 7º lugar) sendo que posso garantir que se o meu plano original de aparecer à aventura mesmo, de ficar com eles as 24h, não teria sido difícil de cumprir. Mas descansar numa caminha soube muito bem, e não foi só na pista que as coisas continuaram animadas, no quarto ao lado do nosso pode-se dizer que a coisa bombava, acordei com um chiar de cama que inicialmente ainda algo estremunhada não percebi o que era… e pensei bolas que esta gente mexe-se muito a dormi… ahhhhhhhh pera não me parece que estejam a dormir.
No domingo de manhã mal acordei já tinha mensagens do Juxpot a pedir informações sobre as equipas… Epá eu não tenho bola de cristal, home. Bem lá seguimos para o circuito para saber dos “meninos” … nem foi preciso chegar lá, a meio caminho deram-nos as noticias que as coisas não estavam famosas, o CS teve um encontro imediato com o passeio e estava abalado (espero que estejas melhor) e o kart também não ficou muito saudável, e a classificação era no fundo da tabela, mas pronto esta é uma equipa que sabe aceitar os desaires que acontecem numa prova de 24h, e estavam prontos para se divertirem sem pressão quando chegou a noticia que também o Tintin tinha tido um problema e que desta vez era de vez. E assim acabaram as 24 horas de Gaia para nós … ali à 19ª hora.
O saldo é muito positivo, e conto repetir a experiência. Foi um prazer estar por dentro destas 24 horas junto da Speedykart e também dos elementos da LB Racing.
Vocês são um espectáculo.
E agora, e por nenhuma ordem em especial, muito obrigada a toda a equipa SpeedyKart: Downforce, Velho, SpeedyMarco, Laser, Tone, CS, Tintin, Zombie, F1Pam, MarioMané, Warlord, Senna … e a todos os outros que por lá andavam também… Rujorian, Kadaf, Gilhe, JILT, Louis, Kartmen, Chessflag, o Cavallino e o Sr. Morais… espero não me estar a esquecer de ninguém.
Peço desculpa pelo tamanho do texto, são cerca de 8500 caracteres, mas eu empolgo-me e dá nisto.
Lamentavelmente esta foto não é minha - vergonhosamente não tirei uma única foto. Mas esta foto que descaradamente "roubei" ao Tintin está muito boa, só falta o Velho, e mostra o bom espírito naquela equipa.
Para terminar a pergunta que se impõe é: Quando é a próxima??
Agora é convosco e os vossos comentários.
© A foto é do Tintin ou do Warlod ... já não sei bem ... estou baralhada