Partilhar Lisboa

Setembro 22 2011

Sempre que se fala em momentos históricos que nos marcaram, este é o primeiro que me ocorre. Tinha acabado de fazer sete anos, nessa madrugada estava a dormir quando o meu pai foi ao meu quarto e me acordou, lembro-me da minha mãe resmungar para ele me deixar dormir, mas o meu pai insisitia para que me levantasse para ver "história a acontecer", e foi assim que estremunhada vi os ultimos km da maratona masculina dos Jogos Olimpicos de Los Angeles, e foi quando vi Carlos Lopes no pódio, ao ver a bandeira a subir e a ouvir o hino tocar, foi nesse momento que pela primeira vez me emocionei com esta coisa de ser Portuguesa. E agradeço ao meu pai por me ter ido acordar.

 

Partilhado por AnaD às 01:11

Viva Ana, pois cá estou a comentar no teu Blog, (julgo que pela primeira vez).
Eu lembro-me da viagem à Lua sim, e lembro-me bem de muitas outras coisas. O tremor de terra (que mais pareceu um terramoto) em 1969, e que fez toda a gente vir para a rua. A inauguração do Cristo-Rei em Almada, inauguração da Ponte 25 Abril, Também me lembro muito bem (e muita gente já esqueceu) a repressão, prepotência  e miséria antes do 25 de Abril, Lembro-me concerteza de todos os acontecimentos recentes, Tsunami, 11 Setembro, etc.
Lembro-me tambem do 25 de Abril que foi por "uma unha negra" que me salvou de ir combater para o Ultramar, sim lembro-me muito bem da guerra do ultramar e de vários amigos que perdi em Angola, Moçambique e sobretudo na Guiné...
As recordações que mais me marcaram... não consigo relembrar sem sentir um embargo e nó na garganta, mas só quem lá esteve poderá perceber, o 1º DE MAIO após o 25 de Abril!!! É para mim muito difícil descrever, era como se fossemos todos verdadeiramente irmãos unidos na felicidade, a onda de boa vontade, a deferencia entre todos, a atenção e obséquio com que se presenteava cada ser, acho que 99% das pessoas estavam na rua... nunca mais senti algo parecido! Recordo também com bastante orgulho de ser Portugues, a solidariedade para com o povo de Timor e a união em torno de uma causa. 

Mas também não quero acabar o meu comentário sem uma referencia ao último acontecimento que me deixou gratas recordações, e lembrarei para sempre com muito agrado, até acho que já sinto alguma saudade... pois claro, é esse mesmo: as 24horas Karting em Gaia com a equipa KRT de que tambem fizeste parte ;-)!!!!
Beijão.
Carlos Surgy
Carlos a 22 de Setembro de 2011 às 10:40

Se tivesse uma nave que me pudesse transportar no tempo, para que pudesse assistir (intervir já não sei se queria que isso era coisa para alterar muito o presente) o dia 1 de Maio de 1974 era um dos dias que eu escolheria. Fui educada a não esquecer o que foi a ditadura, não a vivi, mas isso nunca me impediu de a sentir mesmo que contada anos depois. Cresci a ir todos os 1ºs de Maio para as manifs, com o tempo fui perdendo esse hábito, especialmente quando me fui apercebendo que sindicatos são cada vez mais secções de partidos políticos. Podia ficar horas a ouvir contar histórias dessa época em geral e desse dia em particular.


Muito obrigada pela tua partilha :) Beijo grandee
AnaD a 23 de Setembro de 2011 às 00:17

Lisboa é a minha cidade, é quem sou e condiciona o que penso e o que sinto, por isso ao partilhar Lisboa, partilho angústias e alegrias, revoltas e compreensão ... no fundo é um local de partilha de sentimentos!
mais sobre mim
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
24

25
26
28
29
30


pesquisar
 
Contómetro

2013 Reading Challenge

AnaD Domingos has read 0 books toward her goal of 24 books.
hide
comentários recentes
Bom diaAcordei bem disposto e também me apetece p ...
ahahah
http://muitaviagem.com.br/reveillon-2016-ano-novo-...
É nuito bonito voçes me fizeram mais feliz
Que aspecto delicioso! Adoro! Bjs bom fim de sema...
Olá Ana! Recebi o teu postal, através do PPC, ador...
Grande Webber, sem capacete! Vou ter saudades dest...
Pois, não foi ontem.Acho mesmo que será o melhor ...
Será já amanhã? Já tem a Pole...A ver vamos, boa s...
Li este post já tem um tempão, mas sinto o mesmo q...
Talvez depois do Seb ser campeão (como se fosse po...
blogs SAPO
RSS